Projeto

O projeto “Mêda em Movimento”, resulta da candidatura aprovada ao programa

CLDS3G, pela Santa Casa da Misericórdia de Mêda.

O programa CLDS3G Mêda em Movimento” tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, através de ações a executar, em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social.

De um modo geral, pretende-se:

  • Promover a criação de circuitos de produção, divulgação e comercialização de produtos locais e ou regionais de modo a potenciar o território e a empregabilidade;​
  • Promover o desenvolvimento de instrumentos facilitadores, tendo em vista a mobilidade de pessoas a serviços de utilidade pública, a nível local, reduzindo o isolamento e a exclusão social;
  • Promover o desenvolvimento de instrumentos capacitadores das instituições da economia social promovendo a implementação de serviços partilhados, que permitam uma maior racionalidade de recursos e a eficácia de gestão;​
  • Promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate a situações críticas de pobreza, particularmente infantil, da exclusão social de territórios vulneráveis e envelhecidos.

Colaboradores

Ricardo Frade
Ricardo Frade

Coordenador / Técnico Responsável - Mêda Empreende

Sonia Cruz
Sónia Cruz
Técnica Responsável - Mêda Envolve
Filipe Rebelo
Filipe Rebelo
Tecnico Responsável - Mêda Agita

Meda Empreende

 

No eixo de intervenção 1, Mêda empreende, o projeto de atuação do CLDS3G—“Mêda em Movimento” prevê a criação e  dinamização de:


Espaço Emprego

Através do qual se pretende divulgar ofertas de emprego locais e regionais, promover a procura ativa de emprego; promover e divulgar ações de formação;  criar uma plataforma online  para facilitar a promoção da reintegração profissional e educativa dos cidadãos.


Gabinete do Empreendedor

Através do qual, se pretende promover ações de incentivo ao empreendedorismo; promover e divulgar sessões de esclarecimento sobre o novo quadro comunitário, Portugal 2020; apoiar na criação de planos de negócios e/ou na criação de marca própria.


Concurso de ideias

Cujo objetivo visa a promoção do espírito empreendedor dos participantes e a implementação local de ideias de negócio inovadoras.


Circuitos de venda

E promoção dos produtos endógenos. 

Meda Envolve

 

No eixo de intervenção 2, Mêda envolve, o projeto de atuação do CLDS3G—”Mêda em Movimento” prevê a criação e dinamização de:

 

GABINETE ITINERANTE DE ATENDIMENTO (GIAS)

Através do qual se presta apoio à população durante as deslocações frequentes às freguesias do concelho.  

 

ESPAÇO SAÚDE JOVEM

Para apoio na área da saúde juvenil, em temáticas como a sexualidade, nutrição e álcool e drogas, entre outras. Dinamização de atividades de prevenção.

 

FÉRIAS COM ATITUDE

Realização de diferentes atividades nos períodos de interrupção letiva, para jovens dos 12 aos 18 anos.

 

BOLSA DE VOLUNTÁRIOS

Que pode revelar-se uma aposta no combate ao isolamento social dos idosos e, simultaneamente, promover o espírito solidário mesmo noutros contextos de voluntariado

Meda Agita

No eixo de intervenção 3, Mêda agita, o projeto de atuação do CLDS3G—“Mêda em Movimento” prevê a criação e  dinamização de: 


Gabinete de Apoio ao Associativismo

Através do qual se pretende promover e divulgar sessões de apoio ao associativismo nas suas diferentes áreas e desenvolver atividades de carácter lúdico que agitem a comunidade.

 

Loja do Cidadão em movimento

Em parceria com o Espaço do Cidadão, levar os serviços deste a todas as freguesias do concelho, de forma itinerante.